O que todo mundo está falando sobre chamado e vocação

por Joaline Melo

Vocação o que é? O significado da palavra no vocabulário Michaelis: “Ato ou efeito de chamar; Inclinação para qualquer atividade, ofício, profissão etc.; propensão, tendência;  Inclinação para o sacerdócio ou para a vida religiosa; Qualquer disposição natural do espírito; pendor, talento.”  A palavra ‘Chamado’ por sua vez, no âmbito religioso significa: “Vocação para algo ou alguma coisa. Religião, trabalho que já nasce com o individuo, aquilo tem prazer de fazer.”

“Ambas provêm do verbo grego kaleo que significa “chamar ou convocar” – Missionário e pastor Rinaldo de Mattos

Poderíamos aglutinar os significados e dizer: Fomos chamados com uma vocação?  Não seria uma redundância?  Segundo o Pastor e Missionário Rinaldo de Mattos numa perspectiva teológica, Chamado e Vocação são uma só a mesma coisa, e reitera: “Ambas provêm do verbo grego kaleo que significa “chamar ou convocar”.

Basicamente quanto a sua natureza podemos identificar:

Vocação para a Salvação: chamado para pertencer a Deus; A entrega de sua vida para Cristo. É a vocação para seguir e servir o mestre.

Vocação Profissional: Seus dons e talentos para exercer profissões diversas.

Vocação específica no ministério cristão: Alguns são chamados para serem pastores, evangelistas, mestres, missionários, enfim.

E para (não) concluir, cabe deixar algumas frases de quem refletiu e falou sobre isso:

“Vocação não é o que nós fazemos para Deus, mas o que Deus nos chamou a fazer” – John Stott

“Para trabalhar para o Reino de Deus não podemos limitar nosso trabalho aos dons naturais. Precisamos dos dons sobrenaturais” – Durvalina Bezerra

“Certo é que jamais profissão alguma será dele aprovada se não for útil, e se o público não for dela servido, e se também não redundar em proveito de todos” (Calvino, sermão XXXI sobre Efésios 4.26-28).

“Na Vocação Geral […] todos os crentes estão incumbidos e comprometidos com o testemunho de Cristo, independentemente dos dons espirituais que tenham recebido do Espírito Santo. Já, na Vocação Específica, há uma harmonia entre o chamado de Deus e os dons espirituais recebidos pela pessoa chamada.”
Rinaldo de Mattos

Publicado originalmente em 19 de abril de 2018, no site do Congresso Comissão.

Tags

Deixe um comentário

Your email address will not be published.


top