O que todo mundo está falando sobre chamado e vocação

por Joaline Melo

Vocação o que é? O significado da palavra no vocabulário Michaelis: “Ato ou efeito de chamar; Inclinação para qualquer atividade, ofício, profissão etc.; propensão, tendência;  Inclinação para o sacerdócio ou para a vida religiosa; Qualquer disposição natural do espírito; pendor, talento.”  A palavra ‘Chamado’ por sua vez, no âmbito religioso significa: “Vocação para algo ou alguma coisa. Religião, trabalho que já nasce com o individuo, aquilo tem prazer de fazer.”

“Ambas provêm do verbo grego kaleo que significa “chamar ou convocar” – Missionário e pastor Rinaldo de Mattos

Poderíamos aglutinar os significados e dizer: Fomos chamados com uma vocação?  Não seria uma redundância?  Segundo o Pastor e Missionário Rinaldo de Mattos numa perspectiva teológica, Chamado e Vocação são uma só a mesma coisa, e reitera: “Ambas provêm do verbo grego kaleo que significa “chamar ou convocar”.

Basicamente quanto a sua natureza podemos identificar:

Vocação para a Salvação: chamado para pertencer a Deus; A entrega de sua vida para Cristo. É a vocação para seguir e servir o mestre.

Vocação Profissional: Seus dons e talentos para exercer profissões diversas.

Vocação específica no ministério cristão: Alguns são chamados para serem pastores, evangelistas, mestres, missionários, enfim.

E para (não) concluir, cabe deixar algumas frases de quem refletiu e falou sobre isso:

“Vocação não é o que nós fazemos para Deus, mas o que Deus nos chamou a fazer” – John Stott

“Para trabalhar para o Reino de Deus não podemos limitar nosso trabalho aos dons naturais. Precisamos dos dons sobrenaturais” – Durvalina Bezerra

“Certo é que jamais profissão alguma será dele aprovada se não for útil, e se o público não for dela servido, e se também não redundar em proveito de todos” (Calvino, sermão XXXI sobre Efésios 4.26-28).

“Na Vocação Geral […] todos os crentes estão incumbidos e comprometidos com o testemunho de Cristo, independentemente dos dons espirituais que tenham recebido do Espírito Santo. Já, na Vocação Específica, há uma harmonia entre o chamado de Deus e os dons espirituais recebidos pela pessoa chamada.”
Rinaldo de Mattos

Publicado originalmente em 19 de abril de 2018, no site do Congresso Comissão.

Tags

top