Por que diferenciar evangelismo e missões é importante?
17 de agosto de 2009 | por John Piper
O trecho a seguir é uma transcrição editada de uma pregação.
Veja o vídeo completo (em inglês).
Por que diferenciar evangelismo e missões é importante?
Eu acho que é importante pois é fácil perder missões de vista se você define tudo como evangelismo.
Eu fico incomodado quando um pastor diz, “Todo mundo é um missionário,” a não ser que ele tenha uma definição diferente para o que missionários fazem. Se todos estão fazendo missões, então provavelmente missões vão se perder.
Então, esta é a distinção que eu faço:
Evangelismo é falar o Evangelho para qualquer um, em qualquer lugar. Você não precisa ser bem sucedido. Evangelismo acontece mesmo se ninguém está sendo salvo. Mas você precisa falar.
Portanto, falar o Evangelho para alguém é evangelismo. Pode ser para o seu pai ou para sua mãe. Pode ser um cristão, mas geralmente nós pensamos em alguém que não seja cristão.
Já missões é fazer isso atravessando uma cultura. Geralmente envolve aprender uma língua e aspectos culturais, e fazer isso onde não há uma igreja com pessoas evangelizando naquela cultura. Eles não têm acesso ao Evangelho.
E há milhares desses lugares. Se você acessar o joshuaproject.net você verá uma lista de pelo menos 16.000 povos no mundo. E eu acho que a lista que vi recentemente mostrava que cerca de 6.000 desses ainda não têm igreja, ou a igreja é tão pequena e fraca que não é capaz de evangelizar. [Os dados de 22 de abril de 2019 é que são 17.073 povos, desses 7.103 ainda são não alcançados.]
Sendo assim, evangelismo é falar o Evangelho para todos, especialmente em nossa própria cultura. Missões é perceber que há culturas e grupos linguísticos que não têm ninguém que faça isso por eles.
E, por isso, precisamos fazer todo o esforço para aprender novas línguas e culturas. Fazer todo o pensamento antropológico e metodológico é necessário para ser efetivo como missionários transculturais, em ordem de plantar uma igreja que, então, evangelize.
Por John Piper. © Desiring God Foundation. Fonte: desiringGod.org
John Piper é o fundador e professor do desiring.God.org e Chanceler do Bethlehem College & Seminary. Por mais de trinta anos, ele tem servido como pastor da Bethlehem Baptist Church, em Mineapolis. Ele é o autor de mais de cinquenta livros, e seus sermões, artigos, livros e mais estão disponíveis gratuitamente em desiringGod.org.
Tradução: Anita Ribeiro
Revisão: Hosana Seiffert